Dor no peito - Quais as causas?

Conheça as principais causas de dor no peito


   Você sente dores no peito? Isso vem causando preocupação? Nesse texto vou mostrar de forma breve os principais motivos de dores torácicas. Mas desde já aviso, é importante procurar um médico se você tem dores fortes no peito!

   Esse post abre um leque de novas possibilidades a serem vistas aqui no site. Como o objetivo do texto não é explicar cada uma das causas, posteriormente estaremos detalhando e explicando cada uma delas!


   Para ter uma ideia do que pode causar uma dor no peito é importante ter pelo menos uma noção do que existe nessa região. As principais estruturas que encontramos são o coração e o pulmão. Além desses dois órgãos temos a Aorta (artéria importante que se localiza na saída 

do coração que leva o sangue para o corpo e está sujeita à pressão do batimento cardíaco),  também encontramos a traqueia e os grandes brônquios (vias que levam o ar ao pulmão). Ainda encontramos uma fina camada pleural que recobre o pulmão e a parede torácica que inclui as costelas e os músculos entre elas. Do sistema digestório está presente o esôfago.

  

Vamos ver então as possíveis causas de dor no tórax:

Coração:


Angina do Peito – causada principalmente por Isquemia temporária do miocárdio, ou seja, por algum problema nas artérias (arterosclerose –estreitamento por acumulo de gordura) o sangue não flui corretamente e o músculo do coração não recebe toda a nutrição que precisa.
A dor é descrita como aperto, compressiva, em peso, podendo haver queimação e é moderada.

Infarto do miocárdio – Ocorre após uma Isquemia prolongada do músculo do coração. O que causa a morte da parte muscular afetada. Uma vez que o músculo morre, teremos uma lesão irreversível.
A dor é igual a da angina, no entanto tem mais duração e é mais intensa.

Pericardite- Irritação da pleura (tecido fino) que recobre o coração.
A dor é aguda e intensa comparada a esmagamento.

Aneurisma dissecante da Aorta- O sangue pressionado pelo coração consegue entrar entre as camadas na artéria Aorta e vai separando essas camadas.
A dor é muito intensa e é dita dilacerante.

Pulmonar:


Traqueobronquite – Inflamação da traqueia e dos brônquios.
A dor é leve ou moderada e é em queimação.

Dor pleurítica – Inflamação na pleura parietal, como na pleurisia, pneumonia, infarto do pulmão (por isquemia) ou câncer. É uma dor aguda e intensa.

Gastrointestinais e Outros:


Esofagite de Refluxo- Inflamação da mucosa (parede interna) do esôfago por refluxo do ácido-gástrico. Dor leve ou moderada em queimação.

Espasmo esofagiano difuso – Disfunção motora da musculatura esofágica.
Dor leve a moderada geralmente em aperto.

Dor da parede torácida – Por motivo variável, podendo ser em pontada ou surda(dor cansada) e contínua. A intensidade é variável.

Ansiedade – Sim, ansiedade causa dor no peito! Entretanto o motivo é dito idiopático, ou seja, não é determinado. O modo como a dor atua também varia bastante, podendo ser forte ou fraca, em pontada ou constante.

É importante lembrar que algumas vezes as dores torácicas são derivadas de estruturas que estão fora desta posição, como estruturas do pescoço ou do abdome.

Vou repetir pra garantir: Se você sente dores no peito, é de extrema importância que você procure um médico! Uma avaliação precoce de um caso complicado pode melhorar muito o prognóstico da doença. (prognóstico é a evolução do tratamento)


Pronto, agora você já conhece as principais causas de dores no peito!



Curtiu o texto? Curta ou compartilhe no facebook e comente aqui ou lá!
Isso ajuda a página a ser vista por mais pessoas que tem interesse nesses assuntos!

Ainda não curtiu a nossa página no Facebook? Curta e não perca nenhuma postagem!