Olho - Visão Anatômica - Parte 1 - A Órbita

O olho não é um universo cheio de mistério para você?

   O olho humano sempre me causou admiração. Suas cores, formas diferentes e todo um mundo cheio de detalhes que me causava curiosidade. Já era de se esperar que a universidade me mostraria que o olho e suas estruturas anexadas formam um universo de complexidade muito maior do que a minha mente leiga poderia imaginar.
     Nesta série “Olho”, conversaremos sobre tudo que eu encontrar sobre esse assunto tão interessante. Primeiramente, veremos a anatomia dividida em duas partes: a orbita ocular e, posteriormente, o olho propriamente dito ou o bulbo ocular. Mas não se acomode só com isso, é uma série bem ampla que poderá ser tratada histológica e fisiologicamente.

   Bom, o estudo anatômico de qualquer parte do corpo envolve muitos nomes e descrições. Se você ler algum nome que não conhece, não se preocupe! A ideia desse texto é apenas a de dar uma noção do que temos nas nossas orbitas e não ensiná-lo toda a anatomia dessa parte anatômica. Faça uma boa leitura!

A órbita

   Ás órbitas são duas cavidades ósseas que contêm os olhos, seus músculos, nervos, vasos sanguíneos, um corpo adiposo ocular e parte do aparelho lacrimal. Os livros de anatomia dizem que cada orbita tem a forma aproximada de uma pera (use sua imaginação). As bordas externas da orbita são facilmente sentidas em qualquer pessoa, ao tentar senti-las saiba que elas são formadas principalmente por 4 ossos diferente: Frontal (superiormente), Zigomático(lateralmente), lacrimal(medialmente) e maxilar(inferiormente).

   Anatomicamente a órbita é dividida em 4 paredes, vamos ver um pouco de cada uma:

   Teto ou parede superior: Formada por parte do osso frontal e parte do osso esfenoide. Nessa parede encontramos uma fossa para a glândula lacrimal. Nessa parede também encontramos o canal óptico que dará passagem para o Nervo Óptico, suas meninges e as artérias oftálmicas.

   Parede Lateral: É formada por partes dos ossos zigomático, esfenoide e uma pequena parte do osso frontal. A fissura orbital superior está presente nessa parede e dará passagem aos nervos crânicos 3, 4 e 6, aos 3 ramos do nervo oftálmico a às veias oftálmicas (os nevos crânicos serão discutidos no blog futuramente). A fissura orbital inferior também se encontra nessa parede e dá passagem aos nervos maxilar, zigomático e artéria infra-orbital.

   Assoalho ou parede inferior: Formada por parte dos ossos maxila, zigomático e palatino. Apresentam o sulco e canal infra-orbitais, que darão passagem ao nervo e artéria de mesmo nome.

   Parede medial: Formada por parte dos ossos etmoide, lacrimal, frontal e esfenoide. Possui a fossa do sacro lacrimal, que leva o excesso do líquido lacrimal até o meato nasal inferior. 

   Revestindo os ossos encontramos uma lâmina de tecido denso contínuo da lâmina que reveste o cérebro no interior do cérebro (Dura-máter) chamada na orbita de periósteo ou periórbita.
  
  Nervos

   O crânio possui diversos forames(furos) por onde saem os nervos que darão controle motor(movimento) e sensitivo para diversas partes do corpo. A orbita ocular é repleta desses nervos. Como não é o foco desse texto a discussão dos nervos, vou apenas cita-los a título de curiosidade: Nervos lacrimal, frontal e nasociliar, supra-orbital, supratroclear, entre outros.





 Vasos Oftálmicos



   Na orbita também se apresenta um grande número de vasos sanguíneos que fazem a nutrição dos tecidos ali presentes. A artéria oftálmica é o principal vaso da região orbital. Ela tem sua origem na parte cerebral da artéria carótida interna e entra na orbita pelo forame óptico exatamente abaixo do nervo óptico. Os principais ramos dessa artérias são as artérias central, ciliares posteriores e a ciliar anterior.
Também encontramos veias e vasos linfáticos.

Músculos do Bulbo do Olho


   Uma parte muito importante presente na órbita ocular são os músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos. Eles somam 6 músculos que fazem você poder movimentar seus olhos para qualquer direção que queira. Observe eles nas imagens:




   Como pode ser visto nas imagens, são 4 músculos retos e 2 músculos oblíquos. Todos são fixados no bulbo ocular diretamente na esclera( será mais detalhada na segunda parte da anatomia do olho) e se originam na parte posterior da órbita.
A última imagem demonstra através de setas os movimentos de cada músculo e mostra qual nervo leva o sinal cerebral para realização desses movimentos.

Corpo adiposo

  O bulbo ocular fixado por seus músculos e seu nervo óptico se mantem estável em um centro de movimento oscilando muito pouco. Um dos fatores que mantem o posicionamento do olho é uma camada adiposa que cobre todo espaço retante da orbita. Desta maneira, o olho fica como que deitado em uma grande almofada.

Pálpebras

   As pálpebras são ferramentas muito importantes na proteção do bulbo e no descanso do olho em relação à luz. Cada pálpebra possui duas ou três fileiras de cílios com glândulas ciliares. As pálpebras são movidas pela parte palpebral do musculo orbicular dos olhos e pelo músculo levantador da pálpebra superior.
   Próximo ao encontro das duas pálpebras (ao lado do nariz) encontramos dois pontos lacrimais –pequenos orifícios que drenam o excesso de líquido lacrimal nos olhos.

Curiosidade!
Por qual razão o seu nariz escorre sempre que você chora?

   Resposta: Os pontos lacrimais precisam drenar o excesso de lágrima para algum lugar, certo?! Esse acúmulo de lágrima vai até um saco lacrimal que desemboca no meato nasal inferior, ou seja, dentro do nariz! Motivo pelo qual seu nariz sempre escorre quando você chora!


Aparelho Lacrimal


   Não tem como falar de choro e não explicar como esse processo funciona. O principal componente desse aparelho é a glândula lacrimal que esta localizada dentro da órbita no lado oposto ao nariz e acima do olho. Ela é composta em duas partes que drenam seu conteúdo lacrimal através de dezenas de ductos lacrimais, mantendo os olhos úmidos.

   Essa foi a parte anatômica da Orbita do Olho, apenas a primeira parte dessa série. Espero poder postar a próxima parte em breve! Nela veremos sobre a anatomia do olho, que é muito mais interessante. Não perca!




E então, curtiu esse texto? Deixe seu comentário!
Tem alguma sugestão de  tema? Comente!


Não esqueça de curtir a nossa página do Facebook! Assim você não perde nenhuma postagem!